Serviços – Diagnóstico e Desempenho

Pesquisa de Clima Organizacional

A percepção dos funcionários do ambiente de uma empresa é capaz de orientar e regular seus comportamentos, de forma que estes auxiliem ou atrapalhem a organização a alcançar seus objetivos. É um fator importante estrategicamente tanto para os funcionários, quanto para a organização.

A pesquisa do clima organizacional é capaz de analisar estatisticamente o clima dividido em fatores, sendo possível, assim, identificar as áreas da empresa que precisam de melhora, possibilitando mudanças pontuais e mais eficazes. Por meio da gestão do Clima Organizacional, é possível monitorar e propor ações acerca de aspectos positivos e/ou negativos da empresa, sendo que, em muitos casos, os dados obtidos nesses estudos são usados para embasar o planejamento estratégico do empreendimento. O clima pode influenciar na satisfação, motivação e rendimento dos trabalhadores de uma instituição.

Avaliação de Desempenho

O objetivo da Avaliação de Desempenho é estabelecer os resultados das metas dos indivíduos, acompanhar o processo de trabalho e fornecer constantemente o feedback. Ela pode possibilitar diversos benefícios: dinamizar o planejamento da empresa; conseguir melhorias na empresa voltadas à produtividade, qualidade e satisfação do cliente, assim como nos aspectos econômicos e financeiros.

Descrição de Cargos

A Descrição de Cargos consiste no detalhamento das atribuições ou tarefas do cargo (o que o ocupante faz), a periodicidade da execução (quando faz), os métodos empregados para a execução dessas atribuições ou tarefas (como faz), os objetivos do cargo (por que faz). Os insumos gerados por meio desse serviço podem ser utilizados para estabelecer e/ou aprimorar práticas de reconhecimento e de remuneração capazes de produzir continuada estimulação nos empregados, elevando seus padrões de produtividade.

Mapeamento de Competências

As competências envolvem características específicas do indivíduo e são centradas no conhecimento, na habilidade e atitude. Essas características, porém, devem auxiliar a organização a alcançar seus objetivos e serem alinhadas com a estratégia da empresa.

O mapeamento é útil na definição de quais competências são úteis à organização e quais delas estão presentes na empresa naquele momento. Esse processo é capaz de identificar lacunas nas capacidades dos profissionais da empresa e auxiliar no processo de tomada de decisão para intervenções na situação da empresa, possibilitando uma melhora no desempenho.  Provém insumos fundamentais para o treinamento e desenvolvimento dos funcionários e oferece uma análise das tarefas voltada a produtividade e solução das dificuldades individuais.